quinta-feira, 16 de agosto de 2012

DOCUMENTÁRIO ILHA DAS FLORES

ILHA DAS FLORES



           Este documentário retrata as diversas interligações possíveis entre uma plantação de tomates e todas as instancias sociais. Trata-se do giro do tomate. Este vídeo fala de um japonês que tem uma plantação de tomates no Rio Grande do Sul e que acaba participando de vários momentos sociais. É apresentado no primeiro momento a diferença entre homem e animal, diferenças elementares de morfologia e fisiologia. Logo em seguida ele passa a explorar as diferenças entre os próprios homens. 
         O tomate é uma enorme produção mundial para alimentar as pessoas e a plantação do Japonês é apena suma parcela disto. Os tomates após serem colhidos são vendidos para o supermercado que vende pra algum consumidor que leva para casa e prepara refeições com eles. Porém, alguns tomates podem estar estragados e serão jogados no lixo, que serão recolhidos pela coleta que é levado para o lixão no qual várias pessoas que não tem o mínimo para sobreviver procuram o que comer. 
       As diferenças entre os homens vão além do natural. são artificias. são diferenças produzidas pelo próprio homem que não se importa em excluir seus semelhantes daquilo que era pra ser repartido. O homem é um ser que possui um encéfalo desenvolvido,  possui  polegar opositor em forma de pinça e criou o dinheiro como moeda de troca para conseguir bens de consumo. bens estes que nem todos tem acesso, pois a distribuição é desigual.
            Esta é uma das maiores contradições do capitalismo, visto que, ao mesmo tempo em que gera riqueza aumenta cada vez mais a miséria e a exclusão social. O lucro e o acúmulo de riquezas se dá à medida que pessoas são exploradas e excluídas porque não possuem poder de consumo e não podem contribuir para manter o sistema. Por isso, é muito comum encontrar pessoas compartilhando o mesmo espaço com outros animais nos lixões. Ilha das flores é apenas um caso emblemático do que ocorre em diversos lugares espalhados pelo país. O brasil que é considerado um dos países mais ricos também é o que apresenta maior desigualdade social. Existe países como a suécia em que a desiguldade social é uma das menores do mundo, o Brasil, com sua herança colonial, apresenta um acultura de exploração e de discriminação com as maiores diferenças sociais do mundo. Estas são contradições do capitalismo que não se leva em consideração no debate hodierno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário