CONSTRUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO
Autor: MARCELO DA SILVA BARRETO
Considere o conteúdo e a forma do
texto dissertativo que segue. Observe os destaques em negrito, em vermelho e
sublinhado, que logo em seguida explicarei o que eles significam.
Nas
redações de concursos geralmente pedem que se produza uma dissertação, que se trata de um
texto argumentativo, onde uma ideia é discutida sobre determinado tema.
Geralmente, uma dissertação é escrita em terceira pessoa, letras legíveis, mínimo
de 25 e máximo de 30 linhas, dividida em parágrafos denominados de: Introdução;
Desenvolvimento; e Conclusão.
Assim considerando, uma dissertação apresenta uma ideia principal a ser desenvolvida
através de outras que a sustentam. A ideia e/ou argumento principal é o
eixo central do texto e é construída a partir de uma linha de raciocínio ao
longo dos parágrafos, que devem manter coesão entre si atendendo a necessidade
de coerência entre as ideias secundárias, discutidas nos parágrafos e a ideia
principal.
Desta forma, pode-se inferir que
os parágrafos, por desenvolver o raciocínio possuem função especifica.
Assim, no primeiro introduzimos a ideia principal, podendo também apresentar de
forma sucinta as ideias secundárias de sustentação. No segundo, terceiro e
quarto desenvolve-se o raciocínio. Sendo que cada parágrafo deve discutir
apenas uma ideia mantendo conexão com o argumento e ou ideia principal. No
último destes, associam-se as ideias secundárias sem acréscimo de outras e
desta forma fecha-se o raciocínio.
Por esta razão, a dissertação pode ser entendida como
um processo de construção. Assim, deve-se ater a alguns detalhes
importantes como: evitar o uso de termos como gírias e siglas; prezar pelas
regras gramaticais e pela legibilidade das letras; usar palavras e termos conectivos
entre parágrafos mantendo a integração entre eles; e quanto à estética atentar
para o tamanho dos parágrafos, mantendo-os entre e cinco ou seis linhas
respeitando, desta forma os limites propostos.
Assim sendo, o tema
proposto à dissertação é apresentado e discutido de forma clara e coerente,
tornando-a de fato um texto
argumentativo, uma vez que uma ideia
principal é apresentada e desenvolvida
um raciocínio ao longo dos parágrafos,
dentro de um processo de construção,
que se seguidos adequadamente facilitam a produção de uma dissertação.
Observações:
·
O texto sublinhado representa a ideia/argumento
do parágrafo. Observe que depois do ponto continuativo a ideia/argumento é
desenvolvida;
·
As palavras e/ou frases em negrito sintetizam a ideia/argumento;
· As palavras e/ou frases em vermelho funcionam
como conectivos ligando a ideia de um parágrafo a outro mantendo desta forma a
coesão.
· Observe que no primeiro parágrafo trata-se da
introdução. É nele em que apresenta-se a ideia principal, que é “a dissertação
é um texto argumentativo”;
·
Também observe que, o segundo, o terceiro e o
quarto parágrafo novas informações vão sendo apresentadas, estas constituem as
ideias secundárias e/ou argumentos que sustentam a ideia principal. Observe a
ideia principal afirma ser a dissertação um texto argumentativo, ou seja, um
texto que traz ideias, raciocínios. Logo, estes parágrafos funcionam de forma a
trazer novas ideias-raciocínios que sustentem a ideia principal.
· É válido ressaltar que em cada parágrafo uma
única ideia deve ser desenvolvida em função da principal. Observe então:
1º parágrafo: Argumenta que
a dissertação trata-se de um texto argumentativo.
2º parágrafo: Argumenta que
uma dissertação apresenta uma ideia principal a ser desenvolvida através de
outras que a sustentam.
3º parágrafo: Argumenta que
os parágrafos possuem função específica, que é desenvolver um raciocínio.
4º parágrafo: Argumenta que
a dissertação pode ser entendida como um processo de construção.
5º parágrafo: Associa as
ideias secundárias a principal sintetizando-as, sem acrescentar nenhuma outra. A considerar:
A dissertação é um texto argumentativo (ideia
principal)
Que apresenta um Ideia principal (ideia
secundária 1)
Onde seu raciocínio é desenvolvido em
parágrafos (ideia 2)
Pode ser entendida como um processo de
construção (ideia 3)
· Para se redigir uma redação em forma de
dissertação pode-se construir um esquema. Observe que a síntese apresentada
anteriormente que compôs a conclusão (5º parágrafo) revela este esquema.
· Para construir um esquema, pense sobre o que
você sabe sobre determinado assunto. Dentro disso há uma impressão ou ideia
geral que você tem sobre este. As ideias secundárias são argumentos que
sustentam a sua visão sobre o assunto. Estas trazem dados informativos sobre a
ideia principal que você está defendendo. Logo a dissertação pode ser entendida
também como uma defesa de uma ideia baseada em argumentos.
·
Por isso o esquema é fundamental, pois ele
estrutura sua escrita.
·
Observe que a ideia de cada parágrafo foi
trazida no início dele e depois do ponto continuativo ele foi desenvolvida.
Entretanto, há dissertações onde a ideia principal é apresentada ao final, ou
está implícita no parágrafo como um todo, geralmente naqueles em que não há
ponto continuativo. De qualquer forma, considero que para quem tem dificuldade em
dissertar é bom apresentá-lo logo de início, conforme o esquema desenvolvendo
em seguida, após o ponto continuativo.
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