quarta-feira, 25 de julho de 2012


CONSTRUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO      
Autor: MARCELO DA SILVA BARRETO

Considere o conteúdo e a forma do texto dissertativo que segue. Observe os destaques em negrito, em vermelho e sublinhado, que logo em seguida explicarei o que eles significam.

                Nas redações de concursos geralmente pedem que se produza uma dissertação, que se trata de um texto argumentativo, onde uma ideia é discutida sobre determinado tema. Geralmente, uma dissertação é escrita em terceira pessoa, letras legíveis, mínimo de 25 e máximo de 30 linhas, dividida em parágrafos denominados de: Introdução; Desenvolvimento; e Conclusão.
            Assim considerando, uma dissertação apresenta uma ideia principal a ser desenvolvida através de outras que a sustentam. A ideia e/ou argumento principal é o eixo central do texto e é construída a partir de uma linha de raciocínio ao longo dos parágrafos, que devem manter coesão entre si atendendo a necessidade de coerência entre as ideias secundárias, discutidas nos parágrafos e a ideia principal.
            Desta forma, pode-se inferir que os parágrafos, por desenvolver o raciocínio possuem função especifica. Assim, no primeiro introduzimos a ideia principal, podendo também apresentar de forma sucinta as ideias secundárias de sustentação. No segundo, terceiro e quarto desenvolve-se o raciocínio. Sendo que cada parágrafo deve discutir apenas uma ideia mantendo conexão com o argumento e ou ideia principal. No último destes, associam-se as ideias secundárias sem acréscimo de outras e desta forma fecha-se o raciocínio.
            Por esta razão, a dissertação pode ser entendida como um processo de construção. Assim, deve-se ater a alguns detalhes importantes como: evitar o uso de termos como gírias e siglas; prezar pelas regras gramaticais e pela legibilidade das letras; usar palavras e termos conectivos entre parágrafos mantendo a integração entre eles; e quanto à estética atentar para o tamanho dos parágrafos, mantendo-os entre e cinco ou seis linhas respeitando, desta forma os limites propostos.
            Assim sendo, o tema proposto à dissertação é apresentado e discutido de forma clara e coerente, tornando-a de fato um texto argumentativo, uma vez que uma ideia principal é apresentada e desenvolvida um raciocínio ao longo dos parágrafos, dentro de um processo de construção, que se seguidos adequadamente facilitam a produção de uma dissertação.



Observações:


·         O texto sublinhado representa a ideia/argumento do parágrafo. Observe que depois do ponto continuativo a ideia/argumento é desenvolvida;
·         As palavras e/ou frases em negrito sintetizam a ideia/argumento;
·      As palavras e/ou frases em vermelho funcionam como conectivos ligando a ideia de um parágrafo a outro mantendo desta forma a coesão.
·        Observe que no primeiro parágrafo trata-se da introdução. É nele em que apresenta-se a ideia principal, que é “a dissertação é um texto argumentativo”;
·         Também observe que, o segundo, o terceiro e o quarto parágrafo novas informações vão sendo apresentadas, estas constituem as ideias secundárias e/ou argumentos que sustentam a ideia principal. Observe a ideia principal afirma ser a dissertação um texto argumentativo, ou seja, um texto que traz ideias, raciocínios. Logo, estes parágrafos funcionam de forma a trazer novas ideias-raciocínios que sustentem a ideia principal.
·     É válido ressaltar que em cada parágrafo uma única ideia deve ser desenvolvida em função da principal. Observe então:

1º parágrafo: Argumenta que a dissertação trata-se de um texto argumentativo.

2º parágrafo: Argumenta que uma dissertação apresenta uma ideia principal a ser desenvolvida através de outras que a sustentam.

3º parágrafo: Argumenta que os parágrafos possuem função específica, que é desenvolver um raciocínio.

4º parágrafo: Argumenta que a dissertação pode ser entendida como um processo de construção.

5º parágrafo: Associa as ideias secundárias a principal sintetizando-as, sem acrescentar nenhuma outra.  A considerar:

A dissertação é um texto argumentativo (ideia principal)
Que apresenta um Ideia principal (ideia secundária 1)
Onde seu raciocínio é desenvolvido em parágrafos (ideia 2)
Pode ser entendida como um processo de construção (ideia 3)

·        Para se redigir uma redação em forma de dissertação pode-se construir um esquema. Observe que a síntese apresentada anteriormente que compôs a conclusão (5º parágrafo) revela este esquema.
·       Para construir um esquema, pense sobre o que você sabe sobre determinado assunto. Dentro disso há uma impressão ou ideia geral que você tem sobre este. As ideias secundárias são argumentos que sustentam a sua visão sobre o assunto. Estas trazem dados informativos sobre a ideia principal que você está defendendo. Logo a dissertação pode ser entendida também como uma defesa de uma ideia baseada em argumentos.
·         Por isso o esquema é fundamental, pois ele estrutura sua escrita.
·         Observe que a ideia de cada parágrafo foi trazida no início dele e depois do ponto continuativo ele foi desenvolvida. Entretanto, há dissertações onde a ideia principal é apresentada ao final, ou está implícita no parágrafo como um todo, geralmente naqueles em que não há ponto continuativo. De qualquer forma, considero que para quem tem dificuldade em dissertar é bom apresentá-lo logo de início, conforme o esquema desenvolvendo em seguida, após o ponto continuativo.

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