segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nietzsche Parte II

Part II - continuação...


Como diz a famosa frase de Nietzsche: “Aquilo que não causa minha morte, torna-me mais forte”. Esta citação resume bem a visão de Nietzsche sobre o sofrimento. Mas, não basta sofrer, pois, se assim fosse, todos seríamos felizes; todos passam por dificuldades na vida e nem por isso são felizes, ou deixam de passar por grandes dificuldades. A questão é como encaramos o sofrimento, as dificuldades, os fracassos. 

Para definir metaforicamente sua visão, Nietzsche diz que devemos nos espelhar nos jardineiros. Um jardineiro depara-se com plantas cujas raízes são horríveis, monstruosas, mas o resultado que se obtém delas é sublime! Não há uma bela flor que não tenha uma raiz horrorosa. E é assim que devemos nos comportar, transformando a dor e o sofrimento (a raiz horrorosa), em algo belo (a flor), e proveitoso para nossas vidas.



3 comentários:

  1. Gostaria que os leitores deste blog contribuíssem com a seguinte reflexão: 1. Qual a relação entre felicidade e sofrimento? 2. Podemos falar em felicidade sem sofrimento? 3. Que diferença há entre está e ser feliz? 4. O que vem a ser FELICIDADE? O que vocês pensam sobre isto? Aguardo-os aqui!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Marcelo
    seus questionamentos são bem vindos.. tomara que instigue os leitores. vou deixar minha contribuições.
    A primeira coisa que acredito é que felicidade e sofrimento são dois lados opostos mas nem por isso dispensáveis. A tendencia do ser humano é sempre fugir da dor e do sofrimento e buscar uma vida feliz. Porém, o sofrimento é um caminho necessário para se aprender o verdadeiro sentido da felicidade. Como poderíamos saber o real significado da felicidade se não experimentássemos o sofrimento? Ninguém é 100% feliz ou 100% infeliz. Nenhuma pessoa é só sofrimento. Dessa forma, podemos dizer que em alguns momentos estamos felizes ou estamos passando por dificuldades e sofrimentos. Porém, o "estar" feliz é um estado momentâneo enquanto o "ser" feliz significa que uma durabilidade deste estado para além de um momento, estado que predomina na vida de alguém.
    Porém a definição de felicidade pode ser batante complexa. na maioria das vezes atribuimos felicidade a alguma coisa material e desta forma passamos a vida toda correndo atras de objetos materiais que me tragam a felicidade. por isso, desejo, carros, casas, dinheiro, tecnologias, diplomas. ao alcançar cado coisa que desejo começo a perceber que não me satisfaço com aquilo apenas. ou seja eu descubro que a felicidade não está na quele objeto desejado. a felicidade é uma busca interior o pode estar na vivencia de uma vida justa e moral ou pode estar em uma explicação e vivencia transcendental ou ainda em uma justificativa totalmente diferente...

    ResponderExcluir
  3. Estava um dia lendo sobre a depressão. Na depressão a pessoa tem a total ausência de felicidade, não consegue ver nada de bom na vida. É o famoso fundo do poço. Quando falamos em sofrimento ou alegria levamos em consideração uma pessoa "normal", se algo a faz feliz tem um motivo e se sofre também há uma razão. Então neste aspecto concordo não haver 100% feliz e 100% sofredora. Contudo, na depressão a pessoa se encontra doente e o seu principal sintoma é o humor. No último estágio da depressão é onde surgi o sofrimento absoluto, onde a pessoa não vê nenhuma solução para a sua dor, apenas a morte. A depressão até hoje é um enigma, mas posso te garantir, pode não existir pessoa 100% feliz, mas existe a 100% sofrimento.

    ResponderExcluir