segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nietzsche Parte I

Nietzsche e o sofrimento


Sofrimento, o que é o sofrimento? O que significa sofrer? Para muitos, nos dias de hoje, o sofrimento é uma coisa ruim, que deveria ser banida de nossas vidas; algo que é proporcionado apenas a alguns poucos fracos. Muitos filósofos tentaram reduzir nosso sofrimento, oferecendo conselhos de como amenizar

nossa dor, confortando-nos; e religiões, como o cristianismo, que se propõem a oferecer consolo aos seus fiéis. O sofrimento é visto como um sentimento que causa dor, desolação, angústia, falta de autoconfiança. Mas, quem disse que esses sentimentos são necessariamente ruins? Segundo o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), sofrer significa muito mais do que isso. O sofrimento, na filosofia nietzscheana, ao contrário da opinião popular, é algo vantajoso na vida. Sem sofrimento não há vitória, não há sucesso. Embora muitos imaginem o sucesso como fácil e natural para algumas pessoas, na visão de Nietzsche não existe um caminho reto até o topo. "Não falem de dons ou talentos inatos.” ele escreveu. “Podemos listar muitas figuras importantes que não tinham talento, mas conquistaram seu mérito e transformaram-se em gênios. Elas fizeram isso superando dificuldades."

5 comentários:

  1. Parabéns pela reflexão!

    Acredito que prazer e sofrimento têm uma relação necessária,como dois pólos oposto magnetizados que potencializam o movimento.

    Buscar o prazer e evitar o sofrimento faz parte da dinâmica humana.Entretanto há um leque de possibilidades nesta relação que precisa ser experienciada com lucidez.

    ResponderExcluir
  2. A psicologia pode ser bastante util nesta discussão. Acredito que seu comentario foi ponderado e pertinente.
    Acredito que a dor faz parte da constituição humana. Porém, tendemos a nega-lo como participes da construção de significados..

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Existem culturas em que o sofrimento é considerado algo bom, pois tal sentimento purifica a alma e retira tudo de ruim que há no ser humano. Também é possível associar o sofrimento a devoção. Um bom exemplo são os católicos que fazem promessas, como fazer uma peregrinação de joelho, demonstrando que o sofrimento físico comprova a sua devoção e fé.

    ResponderExcluir
  4. Olá Danilo,
    eu também acredito no que voc~e disse em relação ao sofrimento como purificador, mas é preciso saber encarar tl sofrimento.
    Quanto ao sofrimento em relação à religião, nietzche tece uma forte critica por acreditar que ela acaba tolhendo do ser humano essa capacidade de aprender com a dor. naverdade a esperança do serhumano é, sendo um bom devoto alcançar a felicidade eterna, e assim fugir do sofrimento. Portanto ele acaba negando todo sofrimento e encara como algo inexistente. o serhumano procura transcender a dor e até ignora-la... oque você pensa sobre isso?

    ResponderExcluir
  5. Um bom devoto alcança a felicidade eterna. Concordo plenamente com este pensamento, contudo, este devoto existe apenas no mundo ideal, no mundo hipotético. Um mundo sem sofrimento é algo que toda a humanidade busca, como não é possível viver sem sofrer (já que o sofrimento nos faz sentir mais humanos), nós buscamos um mecanismo de buscar a felicidade dentro do sofrimento. Vou constatar a minha tese no seguinte exemplo: uma pessoa que teve um câncer brutal e sentia uma enorme dor, ao se curar, a pessoa muda, fica renovada. Aprendendo a ver a felicidade onde não via. Felicidade que surgiu da dor, do sofrimento.

    ResponderExcluir