quarta-feira, 25 de julho de 2012


CONSTRUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO      
Autor: MARCELO DA SILVA BARRETO

Considere o conteúdo e a forma do texto dissertativo que segue. Observe os destaques em negrito, em vermelho e sublinhado, que logo em seguida explicarei o que eles significam.

                Nas redações de concursos geralmente pedem que se produza uma dissertação, que se trata de um texto argumentativo, onde uma ideia é discutida sobre determinado tema. Geralmente, uma dissertação é escrita em terceira pessoa, letras legíveis, mínimo de 25 e máximo de 30 linhas, dividida em parágrafos denominados de: Introdução; Desenvolvimento; e Conclusão.
            Assim considerando, uma dissertação apresenta uma ideia principal a ser desenvolvida através de outras que a sustentam. A ideia e/ou argumento principal é o eixo central do texto e é construída a partir de uma linha de raciocínio ao longo dos parágrafos, que devem manter coesão entre si atendendo a necessidade de coerência entre as ideias secundárias, discutidas nos parágrafos e a ideia principal.
            Desta forma, pode-se inferir que os parágrafos, por desenvolver o raciocínio possuem função especifica. Assim, no primeiro introduzimos a ideia principal, podendo também apresentar de forma sucinta as ideias secundárias de sustentação. No segundo, terceiro e quarto desenvolve-se o raciocínio. Sendo que cada parágrafo deve discutir apenas uma ideia mantendo conexão com o argumento e ou ideia principal. No último destes, associam-se as ideias secundárias sem acréscimo de outras e desta forma fecha-se o raciocínio.
            Por esta razão, a dissertação pode ser entendida como um processo de construção. Assim, deve-se ater a alguns detalhes importantes como: evitar o uso de termos como gírias e siglas; prezar pelas regras gramaticais e pela legibilidade das letras; usar palavras e termos conectivos entre parágrafos mantendo a integração entre eles; e quanto à estética atentar para o tamanho dos parágrafos, mantendo-os entre e cinco ou seis linhas respeitando, desta forma os limites propostos.
            Assim sendo, o tema proposto à dissertação é apresentado e discutido de forma clara e coerente, tornando-a de fato um texto argumentativo, uma vez que uma ideia principal é apresentada e desenvolvida um raciocínio ao longo dos parágrafos, dentro de um processo de construção, que se seguidos adequadamente facilitam a produção de uma dissertação.



Observações: